top of page

Hachiko de Lluís Prats

4/5 ⭐⭐⭐⭐

Vi este filme quando saiu, e escusado será dizer que cheguei ao ponto de soluçar com lágrimas ao vê-lo. Filmes em geral com animais de estimação e histórias comoventes fazem-me chorar, mas quando são histórias verídicas ganham uma dimensão ainda maior. Aconteceu com o filme do "Marley e eu", depois com o livro, depois com este filme e agora, claro, também chorei com este livro.


O livro foi escrito por um autor espanhol mas curiosamente, fez-me lembrar a escrita de autores japoneses como Haruki Murakami e Toshikazu Kawaguchi, cuja escrita é muito diferente dos autores ocidentais. Parece um tipo de escrita mais "pura" e infantil, é díficil explicar por palavras, mas se lerem algo japonês, com certeza vão entender. Isto faz com que estes livros tenham um ambiente de conto de fadas, que tanto dá para adultos como para crianças. Hachiko está inclusive mesmo na secção juvenil, talvez por esse estilo de escrita e por ter ilustrações a aguarela, embora eu ache que também poderia estar na seccção de adulto.



Primeiro, o livro é lindíssimo, com uma ilustração belíssima a aguarela na capa e com capa dura. E depois, a história é impossível ficar indiferente.


Este livro conta a história de Ueno, um professor da Universidade de Tóquio que leva um cão Akita para casa para oferecer à filha, mas depressa ele acaba por afeiçoar-se ao cão, ainda mais que a própria família, fazendo com que ele veja o mundo de forma diferente e que queira partilha-lo com o seu fiel amigo, Hachiko. Juntos eles fazem todos os dias o mesmo percurso até à estação de comboios, onde Ueno apanha o comboio para ir trabalhar e Hachiko volta para casa, retornando à estação à hora de chegada do professor.


Contudo, um dia o professor não volta, porque tem um ataque cardíaco fatal. Mas Hachiko não desiste de espera-lo, todos os dias à mesma hora, pela chegada do seu dono e melhor amigo.


Este livro comove porque demonstra o poder da palavra dos Japoneses, que ainda é muito pela base da honra, mas também na capacidade de amor e de fidelidade dos cães com os seus humanos. Que acreditam sempre no melhor das pessoas, e que vivem para nós e por nós. É um livro pequeno, simples e comovente que é impossível ficar indiferente.


Já conhecia a história mas gostei imenso deste pequeno conto, que me fez chorar e abraçar os meus cães assim que o terminei.


Comments


IMG_8387_jpg.JPG

Obrigada por leres as minhas opiniões!

Se quiseres apoiar o meu trabalho, utiliza o meu link WOOK na compra das tuas próximas leituras!

Não percas os próximos posts

Obrigada!

  • Instagram
  • TikTok
  • Spotify
  • Apple Music
bottom of page