top of page

"Conto de fadas" de Stephen King

3/5 ⭐⭐⭐

Livro azul onde podemos ver uma escada em caracol sem fim e as sombras de um rapaz e de um cão prestes a entrar nesse buraco no chão
Conto de fadas de Stephen King

Charlie Reade, um adolescente com um passado difícil, encontra uma amizade inesperada em Radar, uma cadela pastora alemã, e Howard Bowditch, o proprietário de uma misteriosa casa. Charlie ajuda Bowditch e cuida de Radar, e após a morte de Bowditch, descobre um segredo guardado por toda a vida. Este segredo leva-o numa aventura emocionante no barracão da propriedade, onde um novo mundo espera por ele.


É um livro que começa com uma construção de personagens muito complexa e que nos faz importar realmente com o que acontece na vida destas. A relação de Charlie e do Sr. Bowditch é extremamente bem desenvolvida, assim como com a Radar e o pai. Criamos uma ligação tão grande com estas personagens que vamos desenvolvendo altas expectativas para os 2/3 seguintes do livro. Infelizmente, as minhas expectativas subiram demasiado.


A partir do momento que Charlie passa para o "Outro mundo" o livro foi progressivamente tornando-se mais juvenil. Consigo compreender que o livro e a aventura de Charlie seja uma espécie de metáfora da transição para a idade adulta, que o Charlie precisava de se sentir o herói de alguma história já que não conseguiu salvar a mãe e o pai dos acontecimentos que mudaram a vida deles. As mensagens são boas, contudo depois de um início tão impactante e com tanta profundidade, passarmos radicalmente para um livro excêntrico e tão pouco maduro foi um choque. Parecia ter sido escrito por duas pessoas completamente diferentes.


Aconselho imenso este livro a adolescentes, achei muito original, cheio de referências a cultura pop e com muito espaço para colocarmos a nossa imaginação à prova. Para mim contudo, não consegui gostar. Muitos acontecimentos sem grande sentido, humor vulgar, capítulos onde estava constantemente a pensar "Espera. O quê? Isto não faz sentido nenhum.

Talvez se o livro tivesse menos 200 ou 300 páginas tinha conseguido na mesma passar a mensagem sem tanta descrição que se foi arrastando. De um livro com tanto potencial e tanta construção de personalidades passei para um livro onde já não me importava realmente com o que lhes acontecia.

Esperei com expectativa (mais uma vez, o meu erro) que o final fosse completamente arrebatador e me trouxesse algum sentido a certos acontecimentos, mas foi um final muito simple e previsível, o que ainda assim faz sentido, dado o título do livro. Mas eu esperava Stephen King - o rei do horror.


Não é um livro mau isso é certo, foi erro meu ter criado expectativas de um livro mais pesado, profundo e com algum terror pelo meio dado o nome sonante do autor. De qualquer forma, se têm adolescentes em casa ou procuram um livro completamente fora da caixa, este é o livro!

Commentaires


IMG_8387_jpg.JPG

Obrigada por leres as minhas opiniões!

Se quiseres apoiar o meu trabalho, utiliza o meu link WOOK na compra das tuas próximas leituras!

Não percas os próximos posts

Obrigada!

  • Instagram
  • TikTok
  • Spotify
  • Apple Music
bottom of page