top of page

O reino dos malditos de Kerri Maniscalco

3/5 ⭐⭐⭐

Capa do livro "O reino dos malditos" de Kerri Maniscalco. Na capa tem uma caveira com uma cobra dourada a sair de um dos olhos, ao lado da caverna estão flores e folhas douradas
O reino dos malditos de Kerri Maniscalco

Quero relembrar que esta é apenas a minha opinião enquanto leitora. Tenho imenso respeito pela autora e acho notável o que conseguiu atingir com este livro, apenas não me entusiasmou tanto quanto imaginava.


Queria muito ter gostado deste livro. E teve alguns pontos que gostei, mas infelizmente, não funcionou a 100% para mim.


Então, O Reino dos malditos conta a história de duas irmãs gémeas. Vivem em Itália onde começam a haver assassinatos brutais a jovens bruxas.


Quando a irmã Vitória se junta a esses assassinatos, Emília faz de tudo para descobrir quem é o assassino e vingar-se.


Em primeiro lugar, nunca temos uma contextualização temporal. Sabemos que se passa em Itália, e pelas descrições das roupas faz soar uma época medieval mas nunca sabemos ao certo e isso teria sido importante para a descrição do mundo. Em geral, o world-building não foi bem descrito, faz parecer que a escritora se esqueceu que estava a escrever para alguém que não conhece o mundo e a história. Os desafios da personagem parecia que se resolviam de forma demasiado "fácil". E, para situações e confrontos tão supostamente agressivos, a heroína, sem experiência nenhuma conseguia-se safar deles sempre sem grande dificuldade.


Depois, não conhecemos suficientemente a irmã gémea nem a relação entre as duas para conseguirmos sentir alguma coisa quando ela morre. Teria sido interessante ter mais backstory para nos familiarizar com a personagem e sofrer com a irmã. Fez-me também confusão o facto de andarem tantas bruxas a morrer, inclusive a irmã de Emilia, e no entanto a família não estar minimamente preocupada com o facto de ela estar sempre fora de casa. Não pareceu credível.


Senti muitas inconsistências com o plot e era previsível o envolvimento de uma das personagens. Teve algumas ligações com Caraval na medida em que a história vai-se desenvolvendo por pistas que as personagens vão tendo que resolver, e isso foi das poucas coisas que eu não gostei de Caraval.

Passando para os pontos positivos: gostei imenso do conceito e do ambiente onde o livro se insere, muito "dark". Dos malditos serem os 7 pecados mortais e os efeitos deles nas pessoas foi muito bem trabalhado. Gostei também do facto das bruxas viverem entre humanos e da representação do Inferno que a autora criou. Também acho que o enemy to lovers teve um bom início, apenas não foi muito bem desenvolvido.


Apesar de tudo, é um livro que entretém e que vale a pena pela temática.




Comments


IMG_8387_jpg.JPG

Obrigada por leres as minhas opiniões!

Se quiseres apoiar o meu trabalho, utiliza o meu link WOOK na compra das tuas próximas leituras!

Não percas os próximos posts

Obrigada!

  • Instagram
  • TikTok
  • Spotify
  • Apple Music
bottom of page