top of page

"Falsas memórias" de Blake Crouch

4/5 ⭐⭐⭐⭐

Capa do livro "Falsas memórias" de Blake Crouch. Na capa vemos um prédio com várias janelas numa perspectiva retorcida
Falsas memórias

Para mim, os livros do Blake Crouch são uma espécie de episódio de Black Mirror, às vezes são muito estranhos, mas fazem-te sempre muito pensar.


E o que eu gosto neste tipo de livros é o quanto me fez pensar sobre coisas que damos como garantidas. Uma das referências no livro é que a percepção que temos do tempo é uma ilusão e que vemos como se a nossa vida fosse um livro. Só lemos uma página de cada vez, só temos noção de um momento de cada vez. E a nossa percepção impede-nos de ver e interagir com o livro todo.


E eu acho isto fascinante, porque sabemos ainda tão pouco sobre o mundo. E a verdade é que o tempo é algo tão complexo porque passa devagar quando estamos aborrecidos, ou passa depressa quando estamos entusiasmados. É uma coisa tão abstracta e dependente da nossa interpretação, parece tão sem regras. É assustador.


O livro teve algumas falhas que não me fizeram adorá-lo, o "vilão" da história teve pouca relevância e motivos, e inicialmente parecia que ia ter um impacto maior no livro. É um livro pesado, com um tema que nos tempos que correm custa ler sobre. Mas com muita verdade sobre a natureza humana. Não é tão incrível como o "Matéria escura" do mesmo autor, neste temos menos conexão com as personagens, mas ainda assim é um livro que cumpre com o seu propósito de nos apresentar novas teorias e uma aventura sufocante. Aconselho a quem gosta de ficção científica e quer um livro que dê boas discussões. Foi o primeiro livro no nosso clube de leitura e deu-me muito gosto ter opiniões de diferentes pessoas!




댓글


IMG_8387_jpg.JPG

Obrigada por leres as minhas opiniões!

Se quiseres apoiar o meu trabalho, utiliza o meu link WOOK na compra das tuas próximas leituras!

Não percas os próximos posts

Obrigada!

  • Instagram
  • TikTok
  • Spotify
  • Apple Music
bottom of page