"Falsas memórias" de Blake Crouch
4/5 ⭐⭐⭐⭐

Para mim, os livros do Blake Crouch são uma espécie de episódio de Black Mirror, às vezes são muito estranhos, mas fazem-te sempre muito pensar.
E o que eu gosto neste tipo de livros é o quanto me fez pensar sobre coisas que damos como garantidas. Uma das referências no livro é que a percepção que temos do tempo é uma ilusão e que vemos como se a nossa vida fosse um livro. Só lemos uma página de cada vez, só temos noção de um momento de cada vez. E a nossa percepção impede-nos de ver e interagir com o livro todo.
E eu acho isto fascinante, porque sabemos ainda tão pouco sobre o mundo. E a verdade é que o tempo é algo tão complexo porque passa devagar quando estamos aborrecidos, ou passa depressa quando estamos entusiasmados. É uma coisa tão abstracta e dependente da nossa interpretação, parece tão sem regras. É assustador.
O livro teve algumas falhas que não me fizeram adorá-lo, o "vilão" da história teve pouca relevância e motivos, e inicialmente parecia que ia ter um impacto maior no livro. É um livro pesado, com um tema que nos tempos que correm custa ler sobre. Mas com muita verdade sobre a natureza humana. Não é tão incrível como o "Matéria escura" do mesmo autor, neste temos menos conexão com as personagens, mas ainda assim é um livro que cumpre com o seu propósito de nos apresentar novas teorias e uma aventura sufocante. Aconselho a quem gosta de ficção científica e quer um livro que dê boas discussões. Foi o primeiro livro no nosso clube de leitura e deu-me muito gosto ter opiniões de diferentes pessoas!
Comments